Quem Somos


O GAP (Associação Grupo Ambientalista de Palmeiras) é uma ONG que atua na defesa, conservação e recuperação do meio ambiente da Chapada Diamantina, principalmente no município de Palmeiras - onde se localizam importantes monumentos naturais como o Morro do Pai Inácio, Morrão, Morro do Camelo, a Cachoeira da Fumaça entre tantos outros.

No início da década de 90 o GAP foi criado por jovens de Palmeiras e, de lá para cá, sua atuação foi se consolidando até se tornar uma das ONGs mais representativas da Chapada Diamantina, com cadeira titular no Conselho Estadual de Meio Ambiente CEPRAM em 2007 e na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado da Bahia CIEA-BA com representação no conselho do parque nacional Chapada Diamantina, além de ter reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual.   

O GAP atualmente atua com monitoramento do Morro do Pai Inacio, reflorestamento na margem do rio preto, horto florestal, Comunidade Digital, Ponto de Cultura: Projeto Arte-Capoeira, Projeto Lixo Nosso de Todo Dia, brigada de incêndios, guias turísticos e eventos sócio-ambientais e culturais no município de Palmeiras.

A ONG sobrevive dos recursos advindos dos amigos admiradores, das doações do Morro do Pai Inacio, venda de produtos (camisetas, adesivos, artesanato), venda de mudas nativas e frutíferas, livros doados por Araquém Alcântara, bazar de roupas usadas.

Prêmios e reconhecimentos:

- 2005: Prêmio Bahia Ambiental com o Programa de Rádio Gapinha, Gapão e Gapeta - Educação Ambiental via rádio comunitária no município de Palmeiras.
Criado pelo governo do estado, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o prêmio visa incentivar iniciativas e ideias (empresas, pesquisadores, universidades, centros de pesquisas, organizações do terceiro setor e prefeituras municipais) que contribuam para a melhoria da qualidade de vida no estado, com foco na conservação do meio ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário